BlogBlogs.Com.Br

.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Continue poderosa e saudável

Em um outro post, citei decompromissadamente ( eita palavrão! uh!) sobre exames pré-nupciais. Então é justo que minhas leitoras saibam sobre os exames que ajudarão todas a continuarem sendo meninas super poderosas depois de casadas. Então lá vai:


Auto-exame de mamas: esse exame deve ser feito depois de cada menstruação. Ele serve para detectar feridas, secreções e caroços nos seios. Deve ficar claro, que esse exame não substitui o exame clínico das mamas. O INCA ( Instituto Nacional do Câncer) apóia o uso desta técnica mas como sendo parte das ações preventivas. Para aprender a fazer o auto exame das mamas clique aqui





Exame clínico das mamas: Exame realizado por médico ou enfermeiro especificamente treinado. Nesse exame é detectado qualquer alteração nas mamas, podendo inclusive, detectar um tumor de até 1 cm, se superficial. esse exame deve ser feito anualmente. 
Quem deve fazer? Toda mulher a partir dos 20 anos e que tenham vida sexual ativa, ou aquelas que fazem parte do grupo de risco: vida sexual precoce, adolescentes grávidas, mulheres que tiveram mais de quatro gestações, mulheres que tenham vários parceiros sexuais ou histórico de doença venérea.

Exame pélvico: Consiste na observação do colo do útero, apalpação dos órgãos reprodutivos. Esse exame verifica se há alterações como corrimentos, infecções ou doenças no colo do útero, nódulos e outras irregularidades nos ovários. 
Quem pode fazer? Mulheres com vida sexual ativa que tenham 20 anos ou mais, ou que pertençam ao grupo de risco: Vida sexual precoce, adolescentes grávidas, mulheres que tiveram mais de quatro gestações, Mulheres que tenham vários parceiros sexuais ou histórico de doenças venéreas. 



Mamografia: Consiste em um raio-x da mama capaz de detectar pequenas e grandes lesões (câncer). O exame é feito pelo mamógrafo. No exame o seio é comprimido para dar uma imagem melhor. Ele é feito para detectar entre outros, o câncer. O desconforto é suportável.
 Quem deve fazer?  A mamografia deve ser feita a cada três anos a partir do 30 anos e uma vez por ano depois dos 40 anos. Pertencentes ao grupo de risco devem fazer todo ano :  mulheres com histórico familiar de câncer, mulheres que engravidaram depois dos trinta anos ou que tiveram menstruação precoce.


Papanicolau ou Exame Preventivo: Consiste na análise de células retiradas do colo do útero. Para fazer esse exame, a mulher ficará deitada em uma maca com suporte para as pernas. Então, será introduzido no canal vaginal um instrumento chamado espéculo, ou o famoso bico de pato. Mas não se preocupe! Existem tamanhos diferentes de espéculos, e o médico irá escolher um que se adapte ao seu tamanho. Para mulheres virgens que precisam fazer o exame, existe o virgoscópio, que é um espéculo com um tamanho especial. Com o colo do útero visível, o médico coletará as células com uma espátula ou uma escova bem pequenininha, e colocará em uma lâmina, para então encaminhar ao laboratório.
 Quem deve fazer?  Mulheres a partir de 20 anos e com vida sexualmente ativa. Se o resultado dos exames for negativo durante três anos seguidos, conversando com seu médico, o exame poderá passar a ser feito de três em três anos.


Colposcopia: Consiste na observação do colo do útero. Depois de introduzido o espéculo no canal vaginal, o médico examina o colo do útero com o colposcópio ( vestido com camisinha e devidamente lubrificado), um aparelho que permite uma visualização de 10 a 40 vezes maior do que o normal. Esse exame serve para detectar infecções ou doenças. A colposcopia deve ser feita anualmente durante três anos. Se nesse tempo não houver nenhuma alteração, conversando com seu médico, o exame poderá passar a ser feito de três em três anos. 
Quem deve fazer? Mulheres a partir de 20 anos e com vida sexualmente ativa.






Densitometria óssea: É um exame radiológico que mede com precisão a densidade dos ossos, e compara os resultados com os padrões para idade e sexo do paciente. O exame não dói, e fica pronto dentro de 10 a 15 minutos. Para fazê-lo, o paciente fica deitado com as pernas esticadas ou dobradas, enquanto o aparelho passa por cima de áreas de mais interesse para a densitometria, como o fêmur e a coluna lombar. 
Quem deve fazer? Mulheres que estejam na pré-menopausa, na menopausa e na pós-menopausa e também mulheres que estejam fazendo reposição com hormônios, dentre eles, os estrógenos.




Hemograma:  Quem nunca fez exame de sangue? Esse exame é clássico. O hemograma é um exame de sangue completo, nele serão avaliadas:
Taxas de leucócitos ( Glóbulos brancos) - Verifica se há alguma inflamação ou doenças como leucemia e leucopenia;
Taxas de hemácias (Glóbulos vermelhos ) - Verifica se a paciente está com anemia.
Taxa de Plaquetas - Importante no diagnóstico de doenças como trombocitose, trombocitopenia e dengue;
Taxa de Colesterol e Triglicerídeos - Verifica as porcentagens de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL e VLDL)
Taxa de Uréia e Creatina - Avaliam o desempenho dos rins;
Taxa de Glicose - Fundamental para diagnóstico de doenças como a diabetes mellitus, obesidade e síndrome metabólica;
TGO (AST) e TGP (ALP) - Avaliam o desempenho do fígado. Essas taxas são fundamentais no diagnótico da hepatites.
Taxas de Sódio (NA+), Potássio (K+), Cálcio (CA+) e Fósforo (P-) - O monitoramento dessas taxas é extremamente importante, pois qualquer grande alteração, o paciente pode correr risco de morte.
Quem deve fazer? O hemograma só pode ser feito com consentimento de um médico, pois é ele quem vai decidir o que avaliar.


Ultrassonografia Transvaginal: Esse exame permite uma melhor visualização do útero e dos ovários e pode detectar doenças como, por exemplo, um possível câncer no endométrio. Para fazê-lo, a paciente deve ficar deitada de costas em uma maca. Um aparelho chamado transdutor ( vestido com camisinha e devidamente lubrificado ) será introduzido no canal vaginal.
Quem deve fazer? Geralmente, mulheres que estejam na pré-menopausa, menopausa ou na pós-menopausa. Em outros casos, o médico decide qual é a necessidade de uma ecografia transvaginal ser feita.






Lembrem-se que é importante que você mulher noiva ou não procure se cuidar ao máximo. Evite exageros como: dietas da moda,trabalhar demais, dormir pouco, excesso de bebidas alcoólicas....
Faça uma atividade física! Não tem condições financeiras ou paciência para fazer academia, coloque uma roupa adequada, chame uma amiga se não quiser ir só e faça uma caminhada ao ar livre. Comece aos poucos: Vá até ao final da rua; no dia seguinte, dê a volta na rua. Não quer caminhar, ande de bicicleta! e beba muita mais muita água mesmo!!! Ela é uma dádiva! Ajuda na manutenção do corpo inteiro!


Importante:
Para a realização de qualquer um desses exames, é preciso acompanhamento e avaliação de um médico (a).


BjoO*






0 comentários:

Postar um comentário

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Você mudará seu nome quando se casar?

O que não pode faltar no seu casamento?

Você se considera uma noiva...

Seu casamento sera...

Qual será o modelo do seu vestido?

Você usará um vestido:

Seguidores